Bem vinde ao CIRCONTEÚDO
Daniel de Carvalho Lopes
Erminia Silva
Giane Daniela Carneiro
Tendo em vista que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm renovado os processos de intermediação da informação em diversos contextos da sociedade contemporânea e consequentemente nos processos contínuos de aprendizagem, pretendemos apresentar o website www.circonteudo.com, plataforma digital dedicada às artes circenses e sua diversidade, considerado atualmente como o maior e mais influente portal relacionado às artes do circo do Brasil.
A nomenclatura circonteudo parte da junção das palavras circo e conteúdo, sendo esta a melhor definição encontrada para definir este portal voltado para a divulgação e produção de saberes sobre circo do Brasil e da América latina.
Suas origens rementem ao ano de 2002, quando a circense e pesquisadora Verônica Tamaoki teve a iniciativa de criar um site chamado Pindorama Circus – Notícias do Circo Brasileiro. Contudo, já em 2009, em parceria com Erminia Silva e Marcelo Meniquelli, houve a reestruturação total desse site, que resultou no circonteudo e na ampliação de suas seções e conteúdos.
A partir de 2011, com a saída de Marcelo, incorporou-se definitivamente à equipe de coordenadores Daniel de Carvalho Lopes, Giane Daniela Carneiro e Emerson Elias Merhy, importantes militantes e mantenedores do site.
Dessa forma, o circonteudo tornou-se um dos sites mais influentes e representativos da classe circense no país e em diversos países latino-americanos, e seu trabalho contínuo de pesquisa e disseminação de informações vem auxiliando pesquisadores, artistas, jornalistas e amantes do circo em geral.
O portal está hoje nos debates mais importantes voltados para as artes circenses e contribuindo como fonte de pesquisas para órgãos governamentais, como o Ministério da Cultura, e instituições como a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Museu do Holocausto de Curitiba (PR), além de fornecer materiais sobre a produção circense brasileira e latino-americana no seu sentido mais amplo, ou seja, na sua heterogeneidade e multiplicidade: circos itinerantes, escolas de circo, Circo Social, circo na escola, circo da/na rua, produções acadêmicas, grupos e artistas autodidatas e autônomos, grupos circenses LGEBTQI+, grupos organizados em torno de militâncias no campo feminino e afrodescendentes.
Assim, sua denominação de “portal da diversidade circense” é coerente com o que acreditamos ser as variadas frentes de atuação de homens, mulheres e crianças circenses. Ainda, em sua diversidade, o circonteudo atua em parceria com diferentes grupos e instituições como o Grupo de Pesquisa em Circo da Faculdade de Educação Física da Unicamp (CIRCUS – FEF- Unicamp – Cnpq) e o Centro de Memória do Circo (SP).
O portal conta hoje com uma grande rede de colaboradores de todo o país que contribui com a produção de conhecimento sobre as artes circenses por meio do compartilhamento de estudos, trabalhos acadêmicos, artigos e publicações diversas (livros, revistas, relatos de experiência, materiais didáticos etc.) e amplia a cada semana o nosso banco de dados. Nesta atuação em rede colaborativa, contamos com dezenas de colunistas espalhados pelo Brasil, América Latina e Europa que lançam periodicamente textos que estimulam a reflexão sobre o circo no sentido estético, político, cultural, histórico, organizacional e pedagógico.
Nesse perspectiva, o circonteudo.com está organizado de forma a priorizar a objetividade de acesso dos seus conteúdos àqueles que buscam pesquisar produções bibliográficas sobre circo. Atualmente, a página inicial do site está dividida em 5 blocos de informações, sendo eles: Livraria e Trabalhos Acadêmicos; Destaques (conteúdos novos inseridos no portal); Fabricantes de Histórias (destinado à biografias de artistas circenses), Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses da Faculdade de Educação Física da Unicamp (Grupo parceiro e apoiador do site) e Centro de Memória do Circo (Centro de pesquisa e acervo das artes circenses apoiador do site); Linha do Tempo (linha do tempo histórica das artes do circo) e Vídeos (entrevistas e vídeos diversos produzidos pelos coordenadores do portal).
Por meio desta organização da página principal do site, já é possível perceber que seu foco está direcionado para a produção e disponibilidade gratuita de pesquisas acadêmicas (monografias, mestrados e doutorados), artigos, textos de colunistas, entrevistas, biografias de artistas de circo e diversos outros tópicos de conteúdos dedicados às artes circenses em geral e, em especial, à sua história.
Aliado à isso, o portal possui ainda um menu dedicado exclusivamente a artigos acadêmicos, com mais de 300 artigos publicados referentes aos mais diversos temas circenses como pedagogia, história, políticas públicas, biografias, circo e tecnologia, circo na contemporaneidade, críticas à espetáculos, processos criativos etc., além de textos de 48 colunistas brasileiros e estrangeiros (Espanha, Costa Rica, Argentina, México, chile etc.) que compartilham seus pontos de vista e experiências sobre as artes circenses em seus contextos e realidades.
Dessa maneira, o circonteudo é um dispositivo instigador de debates sobre circo na sua multiplicidade, polifonia e polissemia, e uma das referências para a (e na) produção e divulgação de estudos, pesquisas, publicações, trabalhos artísticos e educacionais.
Nós, coordenadores do site, temos como princípio ético e exercemos na prática que a produção do conhecimento não é privada e somente se realiza como uma ação coletiva e colaborativa. Nesse sentido, o circonteudo sempre teve como proposta colocar à disposição de qualquer pessoa diversificadas pesquisas e publicações, incentivando assim o debate, a proliferação e ampliação do conhecimento. Assim, o site tem sido inspiração para muitas pessoas que aceitaram, juntamente conosco, contribuir para um pensamento sobre o circo de forma crítica, coletiva e, principalmente, compartilhada e em benefício de todos.
Isso posto, vale mencionar a pesquisa de Neumann e Tertulino (2021), que visou apresentar o site circonteudo como fonte de informação digital e identificar o fluxo informacional do site e sua relevância como produtor e disseminador de informações sobre a temática circo. Os resultados deste estudo de Neumann e Tertulino evidenciam o papel do site circonteudo como mediador no processo de formação continuada do artista circense para além dos ambientes formais de ensino, apresentando-se assim como uma fonte confiável e relevante para os estudos métricos sobre a capacitação circense. Ainda, salienta a função mediadora do site na contínua aprendizagem do artista circense e de pessoas interessadas nas artes do circo, ultrapassando barreiras físicas e econômicas do acesso à informação sobre circo.
É na reafirmação de nossa luta política pelo reconhecimento do CIRCO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL que temos como perspectiva que o site continue como uma das principais referências para a produção e divulgação de estudos, pesquisas, publicações, trabalhos artísticos e educacionais sobre as artes circenses, no Brasil e na América Latina.
Há uma utopia em transformarmos esse espaço virtual em uma pequena demonstração das principais características presentes em todo o processo histórico da produção do espetáculo circense: sua miscelânea polifônica e polissêmica, ou seja, sua multiplicidade de sons, vozes, linguagens e, especialmente, de sentidos; tudo misturado e construído ao mesmo tempo (SILVA, 2009; LOPES e SILVA, 2020).
Os homens, mulheres e crianças artistas circenses – de ontem e de hoje, dos inúmeros territórios de práticas/aprendizagens/experiências/vivências –, sempre ocuparam e ocupam “velhos e novos” espaços urbanos e palcos, fazendo-se presentes na circulação, comércio, produção e formação de muitos dos produtos culturais, como o disco, o cinema, o rádio, a televisão, o teatro, a música e as mídias digitais. Os artistas do circo, com os autores e empresários musicais e teatrais, que já ocupavam o picadeiro circense, mantinham o vínculo ao mesmo tempo em que se inseriam no contexto urbano industrial e cultural de qualquer período histórico, em especial no Brasil e Argentina (SILVA, 2022).
Assim, pensar nessa multiplicidade de sons, linguagens, vozes e sentidos dos espetáculos e na incorporação de todas as expressões artísticas de cada período histórico, faz com que fique difícil afirmar ou tipificar essa ou aquela forma predominante e ideal do que é ou deveria ser o circo. Além disso, sem desmerecer a influência dos diversos produtores de cultura, os circenses sempre se vincularam aos circuitos culturais estabelecendo estratégias de articulação com as mais diferentes expressões artísticas e as levando para dentro do palco/picadeiro.
É aí que se dá a vocação ontológica de mescla do circo: um caldeirão cultural com percursos históricos de apropriações, incorporações, pluralismos e adaptações. Independente de diversas manifestações contraditórias a essa vocação que tentam colocar o Circo em uma direção única vinculada às necessidades de identificação e visibilidade mercadológicas, o Circo é inexoravelmente ‘multimídia’, misturado e investigativo. Se há algum norte preciso em sua definição é a sua imprescindível indefinição.
É com a certeza de que o circo é um patrimônio cultural que temos como perspectiva que o www.circonteudo.com se torne cada vez mais um dispositivo instigador de debates sobre esta arte na sua diversidade, polifonia e polissemia, e esperamos que continue cada vez mais com uma das principais referências para a (e na) produção e divulgação de estudos, pesquisas, publicações, trabalhos artísticos e educacionais.
LOPES, Daniel de Carvalho; SILVA, Erminia. CIRCO: percursos de uma arte em transformação contínua. Cadernos do GIPE-CIT: Grupo interdisciplinarde Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade, v.1, p.86 – 100, 2020.
NEUMANN, Susana Elisabeth; TERTULINO, Ciro Ítalo. Análise bibliométrica do site Circonteúdo: informação como subsídio para a formação circense. BiblioCanto, v. 7, n. 1, p. 62-84, 27 dez. 2021.
SILVA, Erminia. Respeitável público… O circo em cena. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
SILVA, Erminia. Circo – Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Itaú Cultural; Editora WMF Martins Fontes, 2022.